Pro Nobis Editora

nossa história

Sobre a Pro Nobis Editora

A Pro Nobis Editora nasceu da visão de servir à igreja brasileira mediante a literatura cristã de qualidade. O ministério da Pro Nobis tem por alvo especial ajudar os batistas brasileiros na missão de edificar a igreja e anunciar o Evangelho ao mundo. Para tanto, o conhecimento de suas raízes históricas e herança teológica é fundamental. Existem excelentes editoras evangélicas no Brasil, com as quais juntamos forças nesse trabalho de servir ao povo de Deus. 

Contudo, tendo em vista o expressivo número de batistas no Brasil e a falta de bons livros relacionados à tradição batista, começamos a planejar a organização de uma editora que pudesse atender a esse propósito. Com esse fim em mente, foram firmadas parcerias com grandes editoras dos EUA e do Reino Unido e, assim, em 18 de março de 2020, o primeiro livro foi publicado. O lançamento da Teologia Sistemática de James Petigru Boyce inaugurou a Pro Nobis no mercado editorial. Trata-se, pois, de um clássico, uma das primeiras obras do gênero entre os batistas do sul dos EUA, que exerceu grande influência na formação do pensamento batista americano, incluindo pioneiros da obra batista no Brasil.

Após dois anos de existência, a editora conta com vinte títulos publicados e um ousado plano de expansão. A despeito das dificuldades inerentes ao trabalho de publicação de literatura e dos problemas relacionados à pandemia do COVID-19, a Pro Nobis avançou muito em seus primeiros dois anos. Além dos livros voltados ao público batista, outras obras foram adicionadas ao catálogo, a fim atender cristãos de outras denominações.

O apoio das igrejas e pastores tem sido muito importante nesse processo de consolidação. Louvamos a Deus pelos meios que ele tem usado para fazer esse trabalho prosperar. Há muitas razões para agradecer, especialmente pela valorosa equipe de colaboradores. Graças ao esforço e empenho desses irmãos, estamos vencendo os desafios e alcançando as metas. 

Mas por que Pro Nobis? Trata-se de uma expressão em latim que significa POR NÓS. Na tradição cristã, essa expressão se relaciona com a obra de Jesus Cristo em nosso favor. A cruz é o símbolo maior e mais sublime da fé cristã, o coração do Evangelho. O Deus Trino fez uma aliança de redenção em favor de seu povo eleito, salvo pelo sangue do Cordeiro. Nosso alvo é edificar a igreja para que ela prossiga na missão de proclamar “o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Ef. 3.8). 

Que Deus abençoe a leitura de todos, para a glória do Senhor e pelo bem do seu povo.

Em Cristo,

Judiclay Santos,
Fundador e editor-chefe da Pro Nobis Editora